sexta-feira, 29 de abril de 2011

Santa Catarina de Siena

| |
0 comentários
Santo(a) do Dia


Catarina de Siena (25 de Março 1347 - 29 de Abril 1380) foi uma leiga da Ordem Terceira de São Domingos, venerada como Santa Catarina na Igreja Católica. Catarina de Siena foi ainda uma personagem influente no Grande Cisma do Ocidente.



Catarina nasceu em Siena, Itália no dia 25 de março do ano 1347, sendo a 24ª filha de um tintureiro chamado Giacomo di Benincasa. Os seus pais eram burgueses comerciantes, com forte sentido religioso e familiar, próprio do seu tempo.
Aos 7 anos de idade Catarina consagrou a sua virgindade a Cristo e aos 15 ingressou na Ordem Terceira de São Domingos. Catarina encarou a sua clausura com seriedade e vivia encerrada no seu próprio quarto, onde, por intermédio da oração e diálogo afirmava que estava sempre com e em Cristo. Catarina abandonou a sua cela somente em 1374, quando a peste se alastrou por toda a Europa e ela decidiu cuidar dos enfermos e abandonados, tendo praticado grandes actos de caridade. Nesse mesmo ano (1374), recebeu uma visão e ficou estigmatizada. Na visão Cristo lhe disse: de agora em diante ela trabalharia pela paz, e mostraria a todos que uma mulher fraca pode envergonhar o orgulho dos fortes.

No ano 1376, quando toda a Itália estava envolvida em graves disputas políticas à volta do papado, organizaram-se nas cidades de Peruggia, Florença, Pisa e em toda a Toscânia milícias e revoltas contra o poder político do Papa Gregório XI. Catarina decidiu seguir até Avinhão, cidade onde os papas viviam desde há mais de 70 anos, e apresentar-se diante do mesmo para o convencer a regressar a Roma, pois que tal seria fundamental para a unidade da Igreja e pacificação da Itália. Tendo obtido esse grande sucesso em 1378, voltou para sua cidade, onde adoeceu e faleceu em 29 de Abril de 1380, dia em que se comemora a sua memória litúrgica. Tal sucesso foi no entanto de pouca duração, pois que a eleição seguinte tornou a mergulhar a cristandade em nova divisão: o Grande Cisma do Ocidente.



Embora analfabeta, Catarina ditou mais de 300 cartas endereçadas a todo o tipo de pessoas, desde papas, aos reis e líderes, como também ao povo humilde, onde lutava pela unificação da Igreja e a pacificação dos Estados Papais. Uma das suas obras ditadas, Diálogo sobre a Divina Providência, é um livro ainda hoje considerado um dos maiores testemunhos do misticismo cristão e uma exposição clara de suas ideias teológicas e espiritualidade.

Em 1970, o Papa Paulo VI declarou-a Doutora da Igreja, sendo a única leiga a obter esta distinção. O Papa João Paulo II declarou-a co-padroeira da Europa, juntamente com Santa Brígida da Suécia e Santa Teresa Benedita da Cruz.
Informações

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Beatificação do Papa João Paulo II

| |
0 comentários
"Toda vocação sacerdotal é um grande mistério, um dom que supera infinitamente o homem."
João Paulo II

Neste final de semana, a TV Canção Nova leva até você uma cobertura completa, com todos os preparativos para a Missa de Beatificação do Papa João Paulo II.


No sábado, 30, às 18h, você acompanha a vigília em preparação pela beatificação. E na madrugada de domingo, 01, às 5h, a Santa Missa de Beatificação.

Jovens realizarão tríduo de oração antes da beatificação de JPII


Na expectativa da beatificação de João Paulo II, em 1° de maio, o Centro São Lourenço, em Roma, convida os jovens a participarem de três dias de oração pelo Papa Wojtyla. A data de início é nesta quinta-feira, 28, e vai até sábado, 30, quando haverá celebração das Santas Missas, Adoração ao Santíssimo, confissões e a exibição, em seis idiomas, do documentário "A força da Cruz".
Informações

terça-feira, 26 de abril de 2011

Tempo Pascal

| |
0 comentários
O Tempo Pascal é um período do Ano litúrgico que segue 50 dias depois do Domingo de Páscoa.

Regras da Sagrada Liturgia:

*Usa-se o branco nas missas próprias desse tempo litúrgico.
*É muito comum usar a palavra Aleluia no fim de antífonas.

*Usa-se o Círio Pascal em todas as missas desse tempo litúrgico.

*Fala-se muito de ressurreição e de vida eterna.

*Fala-se muito do Batismo.

*Canta-se o Glória todos os dias.

*É um tempo liturgico que não exige penitências, nem jejuns, nem abstinências; ficando, porém, a escolha de cada um.

A festa da Páscoa determina as seguintes festas:

Domingo de Pentecostes: domingo após da Ascensão do Senhor.


Festa da Santíssima Trindade: domingo após de Pentecostes.


Festa do Sagrado Coração de Jesus: sexta-feira após o 2º domingo de Pentecostes.


Festa do Sagrado Coração de Maria: sábado após a Festa do Sagrado Coração de Jesus.


Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, ou Solenidade do Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, ou Corpus Christ: quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade.
Informações

domingo, 24 de abril de 2011

Palavras do Fundador

| |
0 comentários
"Filhos da Luz"

É  com muita alegria que venho deixar estas palavras de gratidão, neste dia tão especial.
Nosso amado Senhor Jesus Cristo não cessa de derramar graças em nossos corações, temos a alegria de poder viver este mistério de Deus que é a ressurreição, através daqueles que estão a nossa volta, no olhar no abraço, no sorriso e em diversos gestos que nos transmitem conforto, amor e carinho.
Que neste dia possamos dar eterna gratidão a Deus por ter nos mostrado mais uma vez o caminho a seguir, agradecemos a Deus por ter nos tornado luz para todas as nações.
Que nos comportando como fiéis Filhos da Luz, saibamos iluminar a vida de cada um, mostrando a alegria do Pai em nossa Face.

Gosteria de aproveitar, e agradecer imensamente aos diversos visitantes da Cidade de Belo Horizonte-MG pelo carinho e pela atenção que tens dado a nosso Blog.
Agradecemos também aos visitantes da Cidade de Pedralva-MG, Londrina-PR, Cascais-Portugal, Resplendro-MG, e a todos os outros que de uma certa forma participam dessa página Católica, formada pela Associação de Adoradores do Sublime Sacramento.

Peço aos visitantes que deixem seus E-mails, para que possamos entrar em contato com cada um, enviando informações sobre a associação e outros.

Que Nosso Amado Senhor Jesus Cristo faça em nós neste belo dia uma obra de renovação.
Que Deus abençoe a todos nós.
Assim Seja.
Informações

Mensagem URBI ET ORBI do Santo Padre o Papa Bento XVI

| |
0 comentários

«In resurrectione tua, Christe, coeli et terra laetentur – Na vossa Ressurreição, ó Cristo, alegrem-se os céus e a terra» (Liturgia das Horas).


Amados irmãos e irmãs de Roma e do mundo inteiro!

A manhã de Páscoa trouxe-nos etse anúncio antigo e sempre novo: Cristo ressuscitou! O eco deste acontecimento, que partiu de Jerusalém há vinte séculos, continua a ressoar na Igreja, que traz viva no coração a fé vibrante de Maria, a Mãe de Jesus, a fé de Madalena e das primeiras mulheres que viram o sepulcro vazio, a fé de Pedro e dos outros Apóstolos.



Até hoje – mesmo na nossa era de comunicações supertecnológicas – a fé dos cristãos assenta naquele anúncio, no testemunho daquelas irmãs e daqueles irmãos que viram, primeiro, a pedra removida e o túmulo vazio e, depois, os misteriosos mensageiros que atestavam que Jesus, o Crucificado, ressuscitara; em seguida, o Mestre e Senhor em pessoa, vivo e palpável, apareceu a Maria de Magdala, aos dois discípulos de Emaús e, finalmente, aos onze, reunidos no Cenáculo (cf. Mc 16, 9-14).


A ressurreição de Cristo não é fruto de uma especulação, de uma experiência mística: é um acontecimento, que ultrapassa certamente a história, mas verifica-se num momento concreto da história e deixa nela uma marca indelével. A luz, que encandeou os guardas de sentinela ao sepulcro de Jesus, atravessou o tempo e o espaço. É uma luz diferente, divina, que fendeu as trevas da morte e trouxe ao mundo o esplendor de Deus, o esplendor da Verdade e do Bem.


Tal como os raios do sol, na primavera, fazem brotar e desabrochar os rebentos nos ramos das árvores, assim também a irradiação que dimana da Ressurreição de Cristo dá força e significado a cada esperança humana, a cada expectativa, desejo, projecto. Por isso, hoje, o universo inteiro se alegra, implicado na primavera da humanidade, que se faz intérprete do tácito hino de louvor da criação. O aleluia pascal, que ressoa na Igreja peregrina no mundo, exprime a exultação silenciosa do universo e sobretudo o anseio de cada alma humana aberta sinceramente a Deus, mais ainda, agradecida pela sua infinita bondade, beleza e verdade.


«Na vossa ressurreição, ó Cristo, alegrem-se os céus e a terra». A este convite ao louvor, que hoje se eleva do coração da Igreja, os «céus» respondem plenamente: as multidões dos anjos, dos santos e dos beatos unem-se unânimes à nossa exultação. No Céu, tudo é paz e alegria. Mas, infelizmente, não é assim sobre a terra! Aqui, neste nosso mundo, o aleluia pascal contrasta ainda com os lamentos e gritos que provêm de tantas situações dolorosas: miséria, fome, doenças, guerras, violências. E todavia foi por isto mesmo que Cristo morreu e ressuscitou! Ele morreu também por causa dos nossos pecados de hoje, e também para a redenção da nossa história de hoje Ele ressuscitou. Por isso, esta minha mensagem quer chegar a todos e, como anúncio profético, sobretudo aos povos e às comunidades que estão a sofrer uma hora de paixão, para que Cristo Ressuscitado lhes abra o caminho da liberdade, da justiça e da paz.

Possa alegrar-se aquela Terra que, primeiro, foi inundada pela luz do Ressuscitado. O fulgor de Cristo chegue também aos povos do Médio Oriente para que a luz da paz e da dignidade humana vença as trevas da divisão, do ódio e das violências. Na Líbia, que as armas cedam o lugar à diplomacia e ao diálogo e se favoreça, na situação actual de conflito, o acesso das ajudas humanitárias a quantos sofrem as consequências da luta. Nos países da África do Norte e do Médio Oriente, que todos os cidadãos – e de modo particular os jovens – se esforcem por promover o bem comum e construir um sociedade, onde a pobreza seja vencida e cada decisão política seja inspirada pelo respeito da pessoa humana. A tantos prófugos e aos refugiados, que provêm de diversos países africanos e se vêem forçados a deixar os afectos dos seus entes mais queridos, chegue a solidariedade de todos; os homens de boa vontade sintam-se inspirados a abrir o coração ao acolhimento, para se torne possível, de maneira solidária e concorde, acudir às necessidades prementes de tantos irmãos; a quantos se prodigalizam com generosos esforços e dão exemplares testemunhos nesta linha chegue o nosso conforto e apreço.


Possa recompor-se a convivência civil entre as populações da Costa do Marfim, onde é urgente empreender um caminho de reconciliação e perdão, para curar as feridas profundas causadas pelas recentes violências. Possa encontrar consolação e esperança a terra do Japão, enquanto enfrenta as dramáticas consequências do recente terremoto, e demais países que, nos meses passados, foram provados por calamidades naturais que semearam sofrimento e angústia.

Alegrem-se os céus e a terra pelo testemunho de quantos sofrem contrariedades ou mesmo perseguições pela sua fé no Senhor Jesus. O anúncio da sua ressurreição vitoriosa neles infunda coragem e confiança.


Queridos irmãos e irmãs! Cristo ressuscitado caminha à nossa frente para os novos céus e a nova terra (cf. Ap 21, 1), onde finalmente viveremos todos como uma única família, filhos do mesmo Pai. Ele está connosco até ao fim dos tempos. Sigamos as suas pegadas, neste mundo ferido, cantando o aleluia. No nosso coração, há alegria e sofrimento; na nossa face, sorrisos e lágrimas. A nossa realidade terrena é assim. Mas Cristo ressuscitou, está vivo e caminha connosco. Por isso, cantamos e caminhamos, fiéis ao nosso compromisso neste mundo, com o olhar voltado para o Céu.


Boa Páscoa a todos!

















Fonte: A Santa Sé (http://www.vatican.va/)
Informações

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Caminhada da Juventude 2011

| |
0 comentários
Aconteceu hoje no Santuário Santa Rita de Cássia a Caminhada penitencial da juventude 2011.


Todo ano, na sexta feira da Paixão acontece essa caminhada no Bairro Santa Rita em Governador Valadares, esse ano a caminhada teve como reflexão o tema da campanha da  fraternidade: Fraternidade e a Vida no Planeta

As reflexões eram feitas através de paradas no qual cada responsável a conduzia de acordo com o tema proposto, a Associação de Adoradores do Sublime Sacramento esteve presente conduzindo um momento de reflexão na 4ª parada, estiveram participando também o Movimento PLC, Grupo Resgate e a Pastoral da Juventude, cada um com um momento diferente.
A caminhada iniciou-se as 05:30 no Santuário e encerrou-se as 09:00 na Capela Santa Clara com algumas palavras do Pároco do Santuário Santa Rita: Frei Sebastião Lazaro(OFMcap.)
Informações

PALAVRAS DO PAPA BENTO XVI NO FINAL DA VIA-SACRA NO COLISEU

| |
0 comentários
Monte Palatino
Sexta-feira Santa, 22 de Abril de 2011


Amados irmãos e irmãs,


Esta noite, na fé, acompanhámos Jesus, que percorre o último trecho do seu caminho terreno, o trecho mais doloroso: o do Calvário. Ouvimos o alarido da multidão, as palavras da condenação, o ludíbrio dos soldados, o pranto da Virgem Maria e das outras mulheres. Agora mergulhámos no silêncio desta noite, no silêncio da cruz, no silêncio da morte. É um silêncio que guarda em si o peso do sofrimento do homem rejeitado, oprimido, esmagado, o peso do pecado que desfigura o seu rosto, o peso do mal. Esta noite, no íntimo do nosso coração, revivemos o drama de Jesus, carregado com o sofrimento, o mal, o pecado do homem.

E agora, que resta diante dos nossos olhos? Resta um Crucificado; uma Cruz levantada no Gólgota, uma Cruz que parece determinar a derrota definitiva d’Aquele que trouxera a luz a quem estava mergulhado na escuridão, d’Aquele que falara da força do perdão e da misericórdia, que convidara a acreditar no amor infinito de Deus por cada pessoa humana. Desprezado e repelido pelos homens, está diante de nós o «homem de dores, afeito ao sofrimento, como aquele a quem se volta a cara» (Is 53, 3).

Mas fixemos bem aquele homem crucificado entre a terra e o céu, contemplemo-lo com um olhar mais profundo, e descobriremos que a Cruz não é o sinal da vitória da morte, do pecado, do mal, mas o sinal luminoso do amor, mais ainda, da imensidão do amor de Deus, daquilo que não teríamos jamais podido pedir, imaginar ou esperar: Deus debruçou-Se sobre nós, abaixou-Se até chegar ao ângulo mais escuro da nossa vida, para nos estender a mão e atrair-nos a Si, levar-nos até Ele. A Cruz fala-nos do amor supremo de Deus e convida-nos a renovar, hoje, a nossa fé na força deste amor, a crer que em cada situação da nossa vida, da história, do mundo, Deus é capaz de vencer a morte, o pecado, o mal, e dar-nos uma vida nova, ressuscitada. Na morte do Filho de Deus na cruz, há o gérmen de uma nova esperança de vida, como o grão de trigo que morre no seio da terra.

Nesta noite carregada de silêncio, carregada de esperança, ressoa o convite que Deus nos dirige através das palavras de Santo Agostinho: «Tende fé! Vireis a Mim e haveis de saborear os bens da minha mesa, como é verdade que Eu não recusei saborear os males da vossa mesa... Prometi-vos a minha vida... Como antecipação, franqueei-vos a minha morte, como que para vos dizer: Convido-vos a participar na minha vida... É uma vida onde ninguém morre, uma vida verdadeiramente feliz, que oferece um alimento incorruptível, um alimento que restabelece e nunca acaba. A meta a que vos convido... é a amizade como o Pai e o Espírito Santo, é a ceia eterna, é a comunhão comigo ... é participar na minha vida» (cf. Discurso 231, 5).

Fixemos o nosso olhar em Jesus Crucificado e peçamos, rezando: Iluminai, Senhor, o nosso coração, para Vos podermos seguir pelo caminho da Cruz; fazei morrer em nós o «homem velho», ligado ao egoísmo, ao mal, ao pecado, e tornai-nos «homens novos», mulheres e homens santos, transformados e animados pelo vosso amor.




Informações

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Santuário Santa Rita de Cássia, Gov. Valadares

| |
0 comentários
O Santuário Santa Rita de Cássia, celebrou ontem juntamente com toda a Igreja uma bela e Solene Missa de Ramos da Paixão, a Missa foi celebrada no Pátio de Festas do própio Santuário as 19:00h, quem  a presidiu foi o Pároco do Santuário Frei Sebastião Lazaro.

Deixaremos abaixo a Programação Semana Santa:

Santa Missa:
Segunda Feira: Santa Missa ás 19:30
Local: Santuário

Terça Feira: Santa Missa ás 19:30
Local: Santuário (Missa em Ação de graças a Santo Expedito)

Quarta Feira: Santa Missa ás 19:30
Local: Santuário

Quinta Feira: Missa da Instituição da Eucaristia as 19:30
Local: Santuário e Capela São Francisco de Assis

Sexta Feira: Celebração da Paixão de Cristo as 15:00
Local: Santuário, Capela São Francisco, Capela Santa Clara, Capela Santa Luzia, Capela N.S. Aparecida

Sabado: Santa Missa da Vigilia Pascal as 20:00
Local: Santuário

Domingo: Santa Missa da Ressurreição
7:00 Santuário
9:00 Comunidade Santa Clara
17:30 Comunidade Santa Luzia
19:00 Santuário

Oração da Manhã

A oração da manhã acóntecerá em todas as comunidades, entre os dias 18 a 21 de abril as 05:30 da manhã.



Fonte: AASS, Santuário Santa Rita de Cássia-Gov. Valadares
Informações

domingo, 17 de abril de 2011

Domingo de Ramos, Missa presidida pelo Papa no Vaticano

| |
0 comentários
A Procissão de Ramos, presidida pelo papa Bento XVI reuniu milhares de pessoas na praça de São Pedro, no Vaticano, na manhã deste domingo. A cerimônia abre os ritos litúrgicos da Semana Santa.

Os cardeais e os fiéis carregaram ramos de oliveira, que vieram da residência papal de Castelgandolfo, no sul de Roma. Já os adornos florais da praça tiveram procedência da região da Apúlia, da cidade de Faenza e da região de Ligúria.


O pontífice, revestido de ornamentos vermelhos, se deslocou no veículo conhecido como papamóvel e abençoou as palmas enquanto chegava ao altar, onde começou a missa solene.
Informações

Domingo de Ramos

| |
0 comentários
Encerra-se o tempo Quaresmal e Inicia-se hoje a semana Santa


O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os(discípulos). Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição.

A celebração do Domingo de Ramos começa em uma capela ou igreja afastada de onde será rezada a Missa. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo à igreja principal ou matriz.





O sentido da festa do Domingo de Ramos tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intrinsicamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no Domingo, é cruficidado sob o pedido da mesma multidão na Sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa, e também sua solene abertura.


Informações

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Momento Natalício

| |
0 comentários
É com muita alegria que celebramos hoje mais um ano de muita graça sobre a vida do Coordenador do Ministério de Intercessão: Bruno Senna, que comemora hoje o seu aniversario Natalício.



Que Deus possa a cada dia encher o teu coração com grande amor, para q vc com este amor possa viver na Santidade,  buscando ser exemplo do amor de Deus na vida das pessoas que te rodeiam.


Informações

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Alessandra Sales, lança seu 1º Cd Vaso de Barro

| |
0 comentários
Alessandra Salles nasceu e reside em Belo Horizonte-MG, tem 30 anos, é casada, mãe de Mariana e Rafael. Nascida e educada em uma família católica, aprendeu desde cedo os valores da vida cristã e a importância de servir a Deus na Igreja.

Aos treze anos ingressou no Grupo de Jovens de sua paróquia, que fez despertar de forma especial o interesse pela música ao coordenar o coral de jovens da missa dominical. Em 1999 propôs a outros jovens com este mesmo interesse, a formação no Ministério de Música NOVA SEMENTE, já com o intuito de levar o amor e a palavra de Deus para outros horizontes através da música.



Nesta época, já fazia caminhada vocacional na Comunidade Cristã de Base, onde recebeu formação sólida e crescimento espiritual nos 7 anos que ali permaneceu, sempre servindo a Deus e à comunidade através da musicalidade. Ali despertou o desejo de compor canções que expressassem seus sentimentos, dando início também ao seu trabalho de composição. O Ministério NOVA SEMENTE se tornou MINISTÉRIO SER DE DEUS e continuou firme em sua caminhada de evangelização, principalmente na Paróquia Santa Terezinha, onde assumiu a ministração nas missas de Cura e Libertação. Em 2007 Alessandra ingressou juntamente com seu esposo na MISSÃO MUNDO NOVO, comunidade que tem como fundador o também músico e missionário EROS BIONDINI. O carisma da "Acolhida Amorosa como Fonte de Restauração" os cativou e ali se tornaram servos como são até os dias de hoje.

Alessandra foi sentindo os novos planos de Deus se fortificando em seu coração, com diferentes anseios e sonhos. Em março de 2009, iniciou oficialmente seu trabalho como cantora católica solo, dando vazão às suas composições e às ministrações que sempre lhe foram peculiares. Após mais de dez anos de serviço a Deus através da música, Alessandra agora registra esta história e este chamado em seu primeiro CD, Vaso de Barro.


Fonte: PortaldaMusicaCatolica.com.br
Informações

Depois da beatificação, Bento XVI e os fiéis poderão venerar restos de João Paulo II

| |
0 comentários
VATICANO, abril de 2011

Na manhã do dia 5 de abril o Escritório de Imprensa da Santa Sé apresentou o programa dos três dias da beatificação do Papa João Paulo II, cujo dia central será o domingo 1º de maio no qual Karol Wojtyla será elevado aos altares.

Na apresentação, o Vigário do Papa para a diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, detalhou o programa para os três dias de celebração que começarão no sábado 30 de abril com uma Vigília de Oração no Circo Massimo.

A celebração estará dividida em duas partes. A primeira dedicada à lembrança das palavras e os gestos do Papa João Paulo II. Logo em seguida haverá uma solene procissão na que se entronizará a imagem de Maria, Salus Populi Romani, acompanhada por representantes de todas as paróquias e capelanias diocesanas.


Durante o ato alguns colaboradores do novo beato, como o Cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi seu secretário, e Joaquín Navarro-Valls, ex-diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sede farão um breve discurso. Também participará a Irmã Marie Simon-Pierre, cuja milagrosa cura abriu o caminho para a beatificação. Ao final desta primeira parte se cantará o hino “Totus tuus”, composto para o 50º aniversário da ordenação sacerdotal de João Paulo II.
A segunda parte do evento se centra na celebração dos Mistérios Luminosos do Santo Rosário introduzidos por João Paulo II. Depois do canto “Abram as portas a Cristo”, do novo beato, o Cardeal Vigário Agostino Vallini fará uma síntese da personalidade espiritual e pastoral do Papa. Após esta intervenção os participantes em conexão direta via satélite com cinco santuários marianos em todo o mundo rezarão o terço.


Cada um dos Mistérios estará ligado a uma intenção de João Paulo II meditados nas vigílias simultâneas que serão celebradas em distintos santuários ao redor do mundo.


No santuário de Lagniewniki, na Cracóvia (Polônia), a intenção será a juventude; no santuário Kawekamo-Bugando (Tanzânia), a família; no santuário de Nossa Senhora do Líbano – Harissa (Líbano), a evangelização; na basílica de Santa Maria de Guadalupe, da Cidade do México, a esperança e a paz das nações e no Santuário de Fátima, a Igreja.

Ao final, Bento XVI em conexão desde o Vaticano, rezará a oração final e repartirá a bênção apostólica a todos os participantes. Essa noite permanecerão abertas para a oração as seguintes igrejas de Roma: Santa Agnese in Agone, na Praça Navona; San Marco al Campidoglio; Santa Anastasia; Santíssimo Nuome di Gesú all’Argentina; Santa Maria in Vallicella; San Giovanni dei Fiorentini; San Andrea della Valle; San Bartolomeo all’Isola.


Em 1º de maio, domingo da Divina Misericórdia, na Praça de São Pedro às 10:00 a.m., o Papa Bento XVI presidirá a Missa de Beatificação de João Paulo II, que estará precedida por uma hora de preparação na qual se rezará o Terço da Divina Misericórdia, devoção introduzida por Santa Faustina Kowalska, e muito apreciada pelo Papa João Paulo II e terminará com uma invocação à misericórdia no mundo, com o canto “Jezu ufamTobie”, que quer dizer “Jesus confio em vós”.


Seguirá a Santa Missa com os textos do domingo da Oitava de Páscoa. Depois da fórmula de beatificação, quando for descoberta a imagem do saudoso pontífice, será cantado em latim o Hino do Beato.
Na segunda-feira 2 de maio o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, presidirá às 10:00 a.m. a Missa de Ação de Graças pela Beatificação na Praça de São Pedro.
Esta Eucaristia será a primeira celebrada em honra do novo beato. Os textos serão os da Missa do Beato João Paulo II. A celebração será animada pelo Coro da diocese de Roma, com a participação do Coro de Varsóvia e da Orquestra Sinfônica de Wadowice (Polônia).


O Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sede, explicou que na sexta-feira 29 de abril pela tarde se transladará a tumba do beato Papa Inocencio XI -que se encontra na Capela São Sebastião da basílica vaticano-, ao altar da Transfiguração, para deixar seu lugar ao corpo de João Paulo II.


Essa mesma manhã, o féretro do Pontífice -que não será aberto- transladar-se-á ante a tumba de São Pedro, nas grutas vaticanas. Na manhã do 1º de maio, será levado ante o altar da Confissão da basílica.


Terminada a cerimônia de beatificação, o Papa e os cardeais concelebrantes se dirigirão ao altar da Confissão da basílica e rezarão uns instantes ante o corpo do novo beato. A partir dessa tarde, as pessoas que o desejem poderão venerar os restos de João Paulo II.
Informações

quarta-feira, 13 de abril de 2011

"Youcat, presente do Papa para os jovens"

| |
0 comentários
Nesta quarta-feira, 13, a Santa Sé, durante uma coletiva de imprensa, fez a apresentação do "Youcat", o Catecismo da Igreja Católica para os jovens, preparados para os participantes da 26ª Jornada Mundial da Juventude, em agosto deste ano.

"Convido-vos: estudai o catecismo! Esse é o meu desejo, de coração. [...] Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Sacrificai o vosso tempo para isso! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, leiai-o em duplas, se sois amigos, formais grupos e redes de estudo, trocai ideias pela Internet. Permanecei, de todos os modos, em diálogo sobre a vossa fé!", exclama o Papa Bento XVI aos jovens.


O convite do Papa está no prefácio do catecismo para jovens Youcat (abreviatura de Youth Catechism – Catecismo Jovem). O material faz parte do kit peregrino e será distribuído a todos os participantes da Jornada Mundial da Juventude 2011, que acontece em Madri, capital espanhola, de 16 a 21 de agosto deste ano.

O Pontífice deixa claro que o subsídio ao catecismo não engana, pois recorda que o YouCat não oferece soluções fáceis: sempre exige uma mudança de vida.

YouCat



O YouCat (abreviatura de Youth Catechism – Catecismo Jovem) foi pensado para adolescentes e jovens adultos. Trata-se de um livro com a explicação contemporânea da fé católica, preparado na Alemanha e prefaciado por Bento XVI.
Este catecismo contém perguntas e respostas, comentários, ilustrações e imagens, sumário de conceitos-chave, citações bíblicas e de santos e grandes mestres da fé católica. A estrutura é:
- No que os católicos creem (doutrina)


- Como os católicos celebram os mistérios da fé (sacramentos)


- Como os católicos vivem (vida moral)


- Como eles rezam (oração e espiritualidade)
O livro tem 300 páginas e será lançado em sete idiomas. A obra faz parte do kit peregrino, que será entregue a todos os participantes da JMJ. O kit também contém um Evangelho, o Livro do Peregrino (para seguir as cerimônias), o Guia da JMJ (com o programa, a agenda cultural, etc.), a camiseta da JMJ, um chapéu, um leque e um rosário.






"Tendes necessidade do auxílio divino, se a vossa fé não quer secar como uma gota de orvalho ao sol, se não desejais sucumbir às tentações do consumismo, se não desejais que o vosso amor se afogue na pornografia, se não desejais ignorar os fracos e as vítimas de abusos e violência", destaca.


Bento XVI revela, mais uma vez, sua crença de que os jovens sempre buscam algo de grande e não são superficiais.


"Algumas pessoas dizem-me que o catecismo não interessa à juventude hodierna; mas eu não acredito nessa afirmação e estou seguro de que tenho razão. A juventude não é tão superficial como é acusada de ser; os jovens querem saber de que consiste verdadeiramente a vida. Um romance criminal é emocionante porque nos envolve no destino de outras pessoas, mas que poderia ser também o nosso; este livro é emocionante porque nos fala do nosso próprio destino e, por isso, está intimamente relacionado a cada um de nós", defende.
O Bispo de Roma também dá um outro conselho: não se valer dos recentes casos de pecado no interior da comunidade dos fiéis como pretexto para fugir do olhar de Deus. "Vós mesmos sois o corpo de Cristo, a Igreja! Levai o fogo intacto do vosso amor nesta Igreja, toda a vez que os homens tiverem obscurecido o rosto", pede.











Informações

Significado da Santidade: Ser conforme JESUS

| |
0 comentários

O encontro do Bispo de Roma com os cerca de 15 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro aconteceu às 10h30 (horário de Roma - 5h30 no horário de Brasília). O Papa conclui uma série de encontros para completar a apresentação dos Doutores da Igreja, no contexto de Catequeses dedicadas aos padres da Igreja e grandes figuras de teólogos e mulheres da Idade média.



Na saudação aos fiéis de língua portuguesa, o Papa salientou:
"de coração saúdo os peregrinos do Brasil e os portugueses da paróquia de São Martinho do Bispo e da Escola da Lourinhã. Esta vossa peregrinação a Roma seja para todos um encontro com Jesus Cristo, que encha cada vez mais a vossa vida de amor de Deus e do próximo. Sobre as vossas famílias e comunidades desçam abundantes os favores divinos, que sobre todos invoco, ao dar-vos a Bênção Apostólica"

A vocação de todo o cristão à santidade foi o tema central da Catequese do Papa Bento XVI na manhã desta quarta-feira, 13. O encontro encerrou o ciclo de meditações do Santo Padre sobre a vida dos Santos, iniciado há dois anos.

Segundo o Bispo de Roma, toda a história da Igreja é assinalada por homens e mulheres que, com seu testemunho de fé, caridade e com a própria vida se tornaram faróis para muitas gerações, incluindo também a nossa.
"Ao término deste ciclo de catequeses, gostaria de oferecer alguns pensamentos sobre o que seja a santidade. O que significa dizer ser santos? Quem é chamado a ser santo? Muitas vezes, somos levados ainda a pensar que a santidade seja uma meta reservada a poucos eleitos. [...] A santidade, a plenitude da vida cristã, não consiste em cumprir ações extraordinárias, mas em unir-se a Cristo, em viver os seus mistérios, em fazer nossas as suas atitudes, seus pensamentos, seus comportamentos. A medida da santidade é dada pela estatura que Cristo alcança em nós, através da qual, com a força do Espírito Santo, modelamos toda a nossa vida sobre a sua. É o ser conforme a Jesus. Todos somos chamados à santidade: é a medida mesma da vida cristã", ressaltou.




Fonte:cancaonova.com
(Leonardo Meira -da redação)
Informações

terça-feira, 12 de abril de 2011

Momento Natalício

| |
0 comentários

Hoje a Associação esta em grande alegria, por estarmos celebrando o aniversário
de nossa Coordenadora Geral Paloma de Sousa.


Que a luz do céu derrame sobre você todas as bênçãos de paz, de alegria, de felicidade e de muito amor.
Seja muito feliz...
 Te amamos muito...
Adoradores do Sublime Sacramento

 


Informações

Gratidão Papa Bento XVI

Gratidão Papa Bento XVI
Deus, Pastor e Guia de todos os fiéis, olhai com benevolência para o vosso servo o nosso Santo Padre, o Papa Bento XVI que quisestes colocar à frente de vossa Igreja. Concedei-lhe, nós Vos suplicamos, a graça de a edificar com suas palavras e seu exemplo. E que, desta maneira, chegue um dia à vida eterna com todos os que lhe foram confiados. Assim seja. (Click na Imagem acima e saiba tudo sobre o VATICANO).