terça-feira, 30 de agosto de 2011

Milagre Eucarístico de Ludbreg

| |


CARTA DO PAPA PELOS 600 ANOS DO MILAGRE EUCARÍSTICO DE LUDBREG E PARA O CONGRESO EUCARÍSTICO DE ANCONA


Cidade do Vaticano, 29 ago (RV) - Uma bênção do Papa à "dileta nação croata", que dentro de poucos dias festejará um importante aniversário religioso. É o que se lê na carta com a qual Bento XVI nomeia o Cardeal Josef Tomko seu Enviado especial para as celebrações que recordarão, no próximo domingo, 4 de setembro, os 600 anos do milagre eucarístico de Ludbreg.

"Sem a Eucaristia não podemos ser verdadeiros cristãos e a própria Igreja não pode edificar-se para a salvação dos homens" – afirma Bento XVI na missiva. E certamente bem o compreendeu – com o impacto que somente um tal prodígio pode suscitar – o sacerdote que 600 anos atrás, enquanto celebrava a missa duvidando em seu coração sobre a verdade da transubstanciação, viu se transformar o cálice que tinha em suas mãos num cálice repleto de sangue.

Desde o longínquo 1411, o "milagre eucarístico de Ludbreg" é objeto de veneração para os fiéis croatas, que ao longo dos séculos foram testemunhas de inúmeras curas obtidas durante oração diante da relíquia.

E enquanto na Croácia, no próximo domingo, se festejará este importante aniversário, um dia antes, no sábado, 3 de setembro, terá início em Ancona – na região italiana das Marcas - o 25º Congresso Eucarístico Nacional.

Haverá uma estreita correlação entre os dois lados do Adriático, com os participantes do importante Congresso eucarístico convidados – como os croatas – a refletirem com clareza sobre o "peso peculiar do Sacramento da Caridade na vida e na obra de todo fiel", segundo quanto escreve Bento XVI na carta com a qual nomeia o Cardeal Giovanni Battista Re seu Enviado ao Congresso eucarístico. Congresso que será concluído pelo próprio Papa, dia 11 de setembro, em visita pastoral a Ancona. (RL)
Informações

domingo, 28 de agosto de 2011

Angelus do Papa Bento XVI - 28/08/2011

| |

Tradução de Mirticeli Medeiros

Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé



Angelus
Castel Gandolfo
Domingo, 28 de agosto de 2011


Caros irmãos e irmãs

No Evangelho de hoje, Jesus explica aos seus discipulos que deverá ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes, dos escribas, ser morto e ressuscitar no terceiro dia (Mt 16,21). Tudo parece mexer com o coração dos discípulos! Como é possível que o Cristo, o Filho do Deus Vivo, possa padecer até a morte? O apóstolo Pedro se revolta, não aceita este caminho, toma a palavra e diz ao Mestre: "Deus não pode querer isto, Senhor; isto não te acontecerá nunca! (v,22)

Parece evidente a divergência entre o desígnio de amor do pai, que chega ao ponto de doar seu Filho Unigenito à cruz para salvar a humanidade, e as expectativas, os projetos e os desejos dos discípulos. Este contraste se repete também hoje: quando a realização da própria vida se orienta somente ao sucesso social, ao bem estar físico e econômico, não se raciocina mais segundo Deus, mas segundo os homens (v.23). Pensar segundo o mundo é colocar Deus à parte, não aceitar o seu projeto de amor, quase impedir-lhe de cumprir o seu sábio querer. Por isto, Jesus diz a Pedro uma palavra particularmente dura: "Afaste-se de mim Satanás! Tu és para mim um escândalo". O Senhor ensina que o caminho dos discipulos é seguir a Ele, o crucificado. Em todos os três Evangelhos se explica este  segui-lo a partir da  cruz... o caminho do perder a si mesmo, que é necessário para o homem e sem o qual não é possível encontrar a si mesmo (Jesus de Nazaré, 2007,333)

Como aos discipulos, assim também a nós o Senhor faz um convite: "Se alguém quer me seguir, renuncie a sia mesmo, tome a sua cruz e me siga" (Mt 16,24). O cristão segue o Senhor quando aceita com amor a própria cruz, que aos olhos do mundo parece uma derrota e uma perda de vida, mesmo sabendo que não a leva sozinho, mas com Jesus, dividindo o mesmo caminho de doação dele. O servo de Deus Paulo VI,escreve: "Misteriosamente, o proprio Cristo, para arrancar do coração do homem o pecado de presunção e manifestar ao Pai uma obediencia íntegra e filial, aceita morrer sobre a cruz. (Ex. Apost. Gaudete in Domino - 9 de maio de 1975). Aceitando volutanriamente a morte, Jesus leva a cruz de todos os homens e se torna fonte de salvação para toda a humanidade. São Cirilo de Jerusalém comenta: "A cruz vitoriosa iluminou quem se tornou cego pela ignorancia, liberou quem era prisioneiro do pecado, levou a redenção a toda a humanidade" (Catechesis illuminandorum XIII,1): de Christo crucifixo et sepulto PG 33, 772 b).

Confiemos a nossa oração à Virgem Maria e a Santo Agostinho, do qual hoje se faz memória, a fim que cada um de nós saiba seguir o Senhor no caminho da cruz e se deixe transformar pela graça divina, renovando o modo de pensar para poder discernir a vontade de Deus, aquilo que é bom, aquilo que o agrada e é perdeito (Rom,12,2)


Informações

sábado, 27 de agosto de 2011

Nossa Senhora, Rainha da Sabedoria

| |

      Nossa Senhora Rainha da Sabedoria.jpg

Ninguém poderá pôr em dúvida que grande parte tenha a Mãe de 
Deus nos serviços prestados pelos veneráveis Padres e 
Doutores da Igreja, que tão notavelmente trabalharam
em defender e ilustrar a doutrina católica. De fato,
é a Ela, sede da divina sabedoria, que eles 
atribuem com gratidão a fecunda inspiração
dos seus escritos; foi por obra da Virgem 
Santíssima, e não  pelo mérito deles, 
conforme  eles mesmos atestam, 
que  a malícia dos erros foi
debelada.


(Leão XIII, Carta Encíclica Adiutricem Populi)
"Nossa Senhora Rainha da Sabedoria" 
Capela do Oscott College, Birmingham (Inglaterra)
Informações

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Jornada Mundial da Juventude 2013

| |


Padre Toninho do Setor Juventude CNBB 

fala da JMJ Rio 2013




Informações

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Catequese do Papa sobre a JMJ 2011

| |
  


Queridos irmãos e irmãs,

Hoje gostaria de dedicar um breve pensamento de coração sobre os extraordinários dias passados em Madri, na
26ª Jornada Mundial da Juventude. Vocês sabem, foi um evento eclesial emocionante; cerca de dois milhões de jovens de todos os continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz. 
Agradeço a Deus por este dom precioso, que dá esperança para o futuro da Igreja: jovens com o firme e sincero desejo de enraizar suas vidas em Cristo, permanecer firmes na fé, caminhar juntos na Igreja.

Um obrigado a todos aqueles que trabalharam generosamente por esta Jornada: o Cardeal Arcebispo de Madri, seus Auxiliares, os outros bispos da Espanha e de outras partes do mundo, o Pontifício Conselho para os Leigos, sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos... Renovo meu reconhecimento às Autoridades espanholas, às instituições e associações, aos voluntários e àqueles que oferecerem seu apoio na oração. Não posso esquecer a calorosa recepção que recebi de suas Majestades, os Reis da Espanha, como de todo o país.

Em poucas palavras naturalmente não posso descrever os momentos tão intensos que vivemos. 
Tenho em mente o entusiasmo irreprimível com o qual os jovens me receberam, no primeiro dia, na Praça de Cibeles, suas palavras cheias de expectativas, o forte desejo de se orientarem sobre a verdade mais profunda e de radicar-se nela, aquela verdade que Deus nos deu de conhecer em Cristo. 
No imponente Monteiro de El Escorial, rico de história, espiritualidade e cultura, encontrei as jovens religiosas e os jovens docentes universitários. Primeiro, às jovens religiosas, recordei a beleza da vocação delas, vivida com fé, e a importância do serviço apostólico delas e seu testemunho profético. E permanece em mim a impressão do entusiasmo delas, de uma fé jovem, cheia de coragem em relação ao futuro, de vontade de servir assim a humanidade.
Aos professores recordei de ser verdadeiros formadores das novas gerações, guinado-se na busca da verdade não só com as palavras, mas também com a vida, cientes de que a verdade é o próprio Cristo. Encontrando Cristo, encontramos a verdade.

A noite, na celebração da Via Sacra, uma multidão variada de jovens reviveu com intensa participação as cenas da paixão e morte de Cristo: 
a cruz de Cristo dá muito mais do que o que é necessário, dá tudo, porque nos leva a Deus.

O dia seguinte, a Santa Missa na Catedral da Almudena, em Madri, com os seminaristas: os jovens que querem enraizar-se em Cristo para tornarem-se depois Seus ministros. Espero que cresçam as vocações ao sacerdócio!

Entre os presentes haviam alguns que tinham ouvido o chamado do Senhor justamente nas Jornadas da Juventude anteriores;
 estou certo que, também em Madri, o Senhor bateu às portas dos corações de muitos jovens para que o sigam com generosidade no ministério sacerdotal ou na vida religiosa.

A visita a um centro para jovens com diversas deficiências físicas me fez ver o grande respeito e amor que se nutre para cada pessoa e me deu a ocasião de agradecer aos 
milhares de voluntários que testemunham silenciosamente o Evangelho da caridade e da vida.

Vigília de Oração, a noite, e a grande Celebração Eucarística conclusiva, no dia depois, foram dois momentos muito intensos: a noite uma multidão de jovens em festa, nada intimidados pela chuva e pelo vento, permaneceu em adoração silenciosa a Cristo presente na Eucaristia, para louvá-lo, agradecê-lo, pedir a ele ajuda e luz. E depois, no domingo, os jovens manifestaram a exuberância e a alegria de celebrar o Senhor na Palavra e na Eucaristia, para juntos sempre mais a Ele, reforçar sua fé e a vida cristã.

Num clima de entusiasmo encontrei os voluntários e os agradeci pela generosidade deles. E, na cerimônia de despedida, deixei o país levando no coração aqueles dias como um grande dom.

Queridos amigos, 
o encontro de Madri foi uma estupenda manifestação de fé para a Espanha e para o mundo antes de tudo. Para a multidão de jovens, provenientes de cada ângulo da Terra, foi uma ocasião especial para refletir, dialogar, trocar experiências positivas e, sobretudo, rezar junto e renovar o empenho de radicar a própria vida em Cristo, Amigo fiel.
Estou certo que eles retornaram a suas casas e retornam com o firme propósito de ser fermento na massa, levando a esperança que nasce da fé. Da minha parte, continuo a acompanhá-los com a oração, para que permaneçam fiéis aos empenhos assumidos. À materna intercessão de Maria, confio os frutos desta Jornada.

E agora quero anunciar os 
temas das próximas Jornadas Mundias da Juventude. Aquela do próximo ano, que se desenvolverá nas dioceses, terá como tema: “Alegrai-vos sempre no Senhor!”, da Carta aos Filipenses (4,4); enquanto na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, o tema será o mandamento de Jesus: "Ide e fazei discípulos todos os povo!” (cfr Mt 28,19). Desde já, confio às orações de todos para a preparação destes encontros muito importantes. Obrigado. 

Informações

domingo, 21 de agosto de 2011

Assunção de Nossa Senhora

| |


Apocalipse 11:19-12:1-2 “19 E no céu apareceu o templo de Deus aberto de par em par, e podia ver-se no interior a arca da sua aliança. E houve relâmpagos e trovões acompanhados de grandes brados; houve chuva de pedra e um violento terramoto. 1 Então apareceu no céu algo extremamente espectacular: era uma mulher vestida com o Sol, com os pés poisados sobre a Lua e com uma coroa formada por doze estrelas na cabeça. 2 Estava grávida, e já com as dores de parto, e gritava na ânsia de dar à luz.”

Hoje, solenemente, celebramos o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação. Assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950 através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial." 


Antes, esta celebração, tanto para a Igreja do Oriente como para o Ocidente, chamava-se "Dormição", porque foi sonho de amor. Até que se chegou ao de "Assunção de Nossa Senhora ao Céu", isto significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe, principalmente alcançados em meio às aceitações e oferecimentos das dores.

 Maria contava com 50 anos quando Jesus subiu ao Céu. Tinha sofrido muito: as dúvidas do seu esposo, o abandono e pobreza de Belém, o desterro do Egito, a perda prematura do Filho, a separação no princípio do ministério público de Jesus, o ódio e perseguição das autoridades, a Paixão, o Calvário, a morte do Filho e, embora tanto sofrimento, São Bernardo e São Francisco de Sales é quem nos aponta o amor pelo Filho que havia partido como motivo de sua morte. É probabilíssima, e hoje bastante comum, a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos Apóstolos e a perseguição de Herodes Agripa, no ano 42 ou 44. 

Teria então uns 60 anos de idade. A tradição antiga, tanto escrita como arqueológica, localiza a sua morte no Monte Sião, na mesma casa em que seu Filho celebrara os mistérios da Eucaristia e, em seguida, tinha descido o Espírito Santo sobre os Apóstolos. 

Esta a fé universal na Igreja desde tempos remotíssimos. A Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória. Não subiu ao Céu, como fez Jesus, com a sua própria virtude e poder, mas foi erguida por graça e privilégio, que Deus lhe concedeu como a Virgem antes do parto, no parto e depois do parto, como a Mãe de Deus. Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós! 
Informações

sábado, 20 de agosto de 2011

Papa anuncia que irá proclamar novo doutor da Igreja

| |



Arquivo
Foi beatificado em 1894 e canonizado pelo Papa Paulo VI em 31 de maio de 1970
Durante a Missa para os seminaristas, na manhã deste sábado, 20, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, na Espanha, o Papa Bento XVI anunciou que vai declarar São João de Ávila como novo Doutor da Igreja.

“Com grande alegria, no marco da santa igreja Catedral de Santa Maria a Real da Almudena, quero anunciar agora ao povo de Deus que, acolhendo os pedidos do Senhor Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, o Eminentíssimo Cardeal Antônio Maria Rouco Varela, Arcebispo de Madri, dos outros Irmãos no Episcopado da Espanha, bem como de um grande número de Arcebispos e Bispos de outras partes do mundo, e de muitos fiéis, declararei, proximamente, São João de Ávila, presbítero, Doutor da Igreja”, disse o Papa.

Ao divulgar esta notícia, o Pontífice expressou seu desejo de colocar as palavras e a vida desde santo como exemplo para os seminaristas ali presentes.

“Convido todos a dirigirem o olhar para ele, e confio à sua intercessão os Bispos da Espanha e de todo o mundo, bem como os presbíteros e seminaristas para que, perseverando na mesma fé que ele ensinou, possam modelar seu coração conforme os sentimentos de Jesus Cristo, o Bom Pastor, a quem seja dada toda glória e honra por todos os séculos dos séculos”, destacou Bento XVI.


Quem são os doutores da Igreja?

A Igreja Católica atribui oficialmente o título de doutor da Igreja àquelas pessoas que têm uma autoridade teológica e doutrinal, em razão da certeza de seu pensamento, a santidade de suas vidas e a relevância de suas obras.

Atualmente existem 33, dos quais 3 são mulheres. A última a ser declarada doutora da Igreja foi Santa Teresinha de Lisieux em 19 de outubro de 1997.

São João de Ávila

João de Ávila, nasceu em Almodóvar del Campo, em Castilla Nueva. Estudou filosofia e teologia na Universidade de Alcalá. É considerado como um dos mais influentes Santos da Espanha do século XVI. Foi amigo de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (jesuítas) e conselheiro espiritual da Santa Teresa, se atribui a ele também a conversão de São Francisco de Borja e São João de Deus.

Ordenado sacerdote mostrou tal eloquência, que o Arcebispo de Sevilha pediu que se dedicasse à evangelização em seu país. Trabalhou durante 9 anos nas missões de Andaluzia.

Dedicou-se a pregar o Evangelho em todas as regiões da Espanha, principalmente nas cidades. Os mais famosos de seu escritos são suas cartas e o tratado: “Audi Filia”.

Foi beatificado em 1894 e canonizado pelo Papa Paulo VI em 31 de maio de 1970. Sua festa se celebra no dia 10 de maio.



Nicole Melhado
Da Redação, com Rádio Vaticano

Fonte: cancaonova.com
Informações

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Missão Kerigma

| |
O Missão Kerigma agora é

Missão Eucarística Kerigma



Em outubro a Santa noite de Adoração que recebeu o nome de Missão Eucarística Kerigma, tem o objetivo este ano de reunir diversos grupos de jovens, associações e comunidades para uma grande Adoração de reparação.

As convocações para a preparação do evento inicia-se na próxima semana. 
Desde já pedimos a oração de todos.

Mais informações á partir do dia 1º de setembro

Informações

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Semana Nacional da Família 2011

| |

 

Iniciou Domingo passado dia 14 de agosto a Semana Nacional da Família.
No Santuário Santa Rita de Cássia em Gov. Valadares, 
a Santa Missa acontecerá todos os dias.

19:00h Santo Terço
19:30 Santa Missa

O encerramento da SNF será dia 21 de agosto; 
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora
Venha e traga sua família, para vivermos juntos o amor de Deus
Informações

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Quaresma de São Miguel Arcanjo

| |
Inicia-se hoje a Quaresma a São Miguel Arcanjo

A quaresma de São Miguel começou com São Francisco que era devoto do Arcanjo, São Francisco sentia o desejo de experimentar no corpo e na alma a Paixão de Cristo sua dor e também o imenso amor por se entregar ao imenso sofrimento por nós.
No ano de 1224, realizou a primeira quaresma de jejum e oração no Monte Alverne, local deserto, distante, próprio para oração. São Francisco disse: "Para honra de Deus, da bem-aventurada Virgem Maria e de São Miguel, príncipe dos anjos e das almas, quero fazer aqui uma quaresma".
No dia 17 de setembro, durante a quaresma, enquanto estava em oração, teve a visão de um serafim, o qual logo se aproximou, este tinha seis asas de fogo, e também estava crucificado, mãos e pés estendidos e amarrados numa cruz. Duas asas elevavam-se por cima de sua cabeça, duas outras estavam abertas para o vôo, as dua últimas cobriam-lhe o corpo. E através desta visão Francisco pode comprrender melhor o verdadeiro sentido da Paixão.
Quando chegou a Festa em honra a São Miguel, Francisco desceu o Monte Alverner, este trazia nos pés e mãos os estigmas de Jesus, e como achava-se indigno de se tornar igual a Jesus que ficou em total jejum, no final daqueles dias bebeu água e comeu um pedaço de pão.


Sobre a Quaresma:

Início da Quaresma: 15 de agosto a 29 de setembro (Festa de São Miguel).
No dia 20 de setembro pode-se iniciara novena em honra à São Miguel Arcanjo 
juntamente com as outras orações.

Todos os dias da quaresma de São Miguel:

  • Acender uma vela benta;
  • Oferecer uma penitência;
  • Fazer o sinal da cruz.
  • Rezar a oração inicial;
  • Rezar a ladainha de São Miguel



Informações

sábado, 13 de agosto de 2011

Kairós na Canção Nova

| |


Inicia-se hoje o Kairós da Toca de Assis 
na Canção Nova


Dia 14 de agosto de 2011, domingo, a Canção Nova promove o Kairos da Toca de Assis, em sua sede, localizada em Cachoeira Paulista (SP). O evento terá como tema: “Na santa pobreza como Clara e Francisco”.

Na programação do evento haverá a celebração da Santa Missa, pregações e adoração ao Santíssimo Sacramento.

No sábado, dia 13, véspera do encontro, a Fraternidade Toca de Assis fará um show e adoração a partir das 21 horas. 

O evento é gratuito. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (12) 3186 2600.

Informações

Palavras do Fundador

| |


Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo e o amor da Virgem Maria
esteja sempre em nosso coração.

Viver o Estilo: Ser de Deus

Ao longo do tempo as pessoas vão se distanciando
do amor de Deus, São Francisco dizia "que o amor não é amado", 
as pessoas falam tanto de amor
mas ainda nem sabem o que é amar.
Devemos a cada dia nos abastecer do Espirito Santo, encher 
nosso coração de paz.

Viva teu estilo, sendo de Deus.
Não se tranque em teu quarto, chorando o tempo inteiro,
viva, sorria, divirta-se com os amigos, e vai principalmente ao encontro do verdadeiro
amigo, Aquele que deu a vida por ti, Aquele que não cansa de te abençoar.

Por mais que esqueçamos de Deus, por mais que tentamos nos distanciar de Deus,
Ele sempre estará ali, ao nosso lado, nos dando força,
refugio, consolação, amor, nos enchendo de eterno carinho.

Se você se distanciou do Pai, eu lhe convido a voltar,
voltar por amor, vá ao encontro de Jesus no Sacramento da Eucaristia,
adore-o, ame-o... e viva intensamente cada minuto de tua vida,
pois o tempo passa, as folhas caem, o vento passa e talvez leva tudo... 
as pessoas sorriem enquanto outras choram,
as pessoas navegam na internet enquanto outras navegam nas lágrimas 
por não ter comida em casa,
Dê valor ao que Deus lhe concedeu, ame, ame ame, sem medida
não tenha vergonha de ser Deus...
Ande com amigos que querem te levar aos céus...
Seja de Deus, vivendo teu estilo, mas sendo infinitamente de Deus...

Forte abraço a todos
Deus abençoe

Douglas Leandro
Informações

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Faça parte desta Obra

| |
A Associação de Adoradores do Sublime Sacramento,
tem a alegria de mostrar a todos os novos horários e trabalhos da AASS neste 
segundo semestre de 2011.






Momento Mariano:
Sabado ás 15:30h, no Santuário Santa Rita de Cássia

Momento ao Sacrário:
Sabado ás 16:00h, no Santuário Santa Rita de Cássia

Momento Sublime:
Todo 3º Sabado do mês após a Santa Missa na Capela São Francisco

Momento de Intercessão:
-?-

Santa Missa da AASS
3º Sabado do mês na Capela São Francisco
3ª Terça-feira do mês no Santuário Santa Rita de Cássia



Formações:


Julho: Domingo dia 17 de 08:00h ás 16:00h
Módulos: Temperamentos, Espiritualidade da AASS, Carisma

Agosto: Domingo dia 21 de 08:00h ás 16:00h
Módulos: Latim, Cultos da Igreja Católica, A Santa Missa, Ano Litúrgico

Setembro: Domingo dia 11 de 08:00h ás 16:00h
Módulos: Sacramentos, Os dons do Espírito Santo, Os Anjos

Outubro: Domingo dia 9 de 08:00h ás 16:00h
Módulos: Santos e Santas, Santíssima Virgem Maria, Patronos da AASS

Novembro: Domingo dia 13 de 08:00h ás 16:00h
Módulos: Dependência e co-dependencia afetiva, Afetividade, Sexualidade

Dezembro: Domingo da 4 de 08:00h ás 16:00h
Módulos: Pecados Capitais, Doenças Espirituais, Terapia das Doenças Espirituais.
Informações

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Catequese de Bento XVI sobre a oração e o silêncio

| |
   


Queridos irmãos e irmãs,

Em cada época, homens e mulheres que consagraram a vida a Deus na oração – como os monges e as monjas – estabeleceram suas comunidades em lugares particularmente belos, no campo, nas montanhas, em vales, montanhas, lagos ou junto ao mar, ou mesmo em pequenas ilhas. Estes lugares unem dois elementos muito importantes para a vida contemplativa: a beleza da criação, que permanece àquela do Criador, e o silêncio, garantindo a partir do afastamento das cidades e dos grandes meios de comunicação.
O silêncio é a condição ambiental que melhor favorece o recolhimento, a escuta de Deus, a meditação. Já o fato de apreciar o silêncio, para deixar-se, por assim dizer, "encher-se" pelo silêncio, predispõe-nos à oração. 

O grande profeta Elias no Monte Horeb - isto é, o Sinai - assistiu a uma onda de vento, então, um terremoto, e, por fim, flashes de fogo, mas em nada disso reconheceu a voz de Deus, mas reconheceu-O numa leve brisa (cf 1 Reis 19,11-13).
Deus fala no silêncio, mas é preciso saber escutar. Por isso, os monastérios são oásis no qual Deus fala a humanidade; e neles se encontram o claustro, um lugar simbólico, porque é um espaço fechado, mas aberto para o céu. 

Amanhã [quinta-feira, 11 de agosto], queridos amigos, faremos memória de Santa Clara de Assis. Por isso, gostaria de recordar um destes “oásis” do espírito, particularmente querido para a família franciscana e para todos os cristãos: o pequeno convento de São Damião, situado logo abaixo da cidade de Assis, no meio de olivais inclinada em direção a Santa Maria dos Anjos.

Nesta igrejinha, a qual Francisco restaurou depois de sua conversão, Clara e suas primeiras companheiras estabeleceram sua comunidade, vivendo de oração e de pequenos trabalhos. Se chamavam as “Irmãs Pobres”, e a forma de vida delas era a mesma dos Frades Menores: “Observando o santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo (Regra de Santa Clara, I, 2), conservando a união pela caridade recíproca (cfr ivi, X, 7) e observando em particular a pobreza e a humildade vivida por Jesus e sua santíssima Mãe (cfr ivi, XII, 13).
O silêncio e a beleza do lugar no qual vive a comunidade monástica – beleza simples e austera – constituem um reflexo da harmonia espiritual que a comunidade mesma busca realizar. O mundo está cheio destes "oásis do espírito", alguns muito antigos, particularmente na Europa, outros recentes, outros restaurados por novas comunidades.
Olhando as coisas numa ótica espiritual, estes lugares do espírito são estruturas importantes no mundo! E não é por acaso que muitas pessoas, especialmente nos períodos de pausa, visitam estes lugares e ali ficam por alguns dias: até a alma, graças a Deus, tem suas exigências!

Recordemos, assim, Santa Clara. Mas recordemos também outras figuras de santos que nos chamam a importância de voltar o olhar “às coisas do céu”, como Santa Edith Stein, Teresa Benedita da Cruz, carmelitana, co-padroeira da Europa, celebrada ontem [terça-feira, 9 de agosto].

E hoje, 10 de agosto, não podemos esquecer de São Lourenço, diácono e mártir , com uma felicitação especial aos romanos, que desde sempre o veneraram como um dos seus padroeiros. E por fim, 
voltemos nosso olhar a Virgem Maria, para que nos ensine a amar o silêncio e a oração. 

Informações

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Associação de Adoradores, Wix.com

| |
Apresentamos a todos o modelo temporário 
de nosso futuro site,
que poderá ser visualizado temporariamente 
pelo Design Wix.com
Para visualizar nossa pagina Wix 
click no link abaixo:

Informações

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Padre Paulo Ricardo

| |
Christo Nihil Praeponere

Padre Paulo Ricardo, tem um site de grande aprofundamento da Doutrina Católica,
Duvidas, formações e pregações são encontradas em seu site:

A Formação sobre a História da Igreja está em andamento, faça uma visita e participe conosco:

Sobre o Curso da História da Igreja:
Total de aulas: 21 | Status: Em andamento

“A finalidade deste curso é estudar a História da Igreja nos primeiros séculos, conhecê-la e amá-la. A nossa comunhão é com 2000 anos de Tradição Católica, que foi revelada por Nosso Senhor Jesus Cristo, e que chegou até nós através dos Santos Apóstolos e dos seus sucessores, tendo sempre a frente a figura do Papa, desde São Pedro até Bento XVI. É a fé testemunhada por Apóstolos, santos e mártires, nossos pais na fé, que entregaram a sua vida e derramaram o seu sangue, para que hoje conhecêssemos o Santo Evangelho.”



Informações

sábado, 6 de agosto de 2011

Kairos Toca de Assis

| |
Informações

Cristo está realmente presente na Eucaristia?

| |

Como falar de um mistério, daquilo que a nossa razão não consegue penetrar? Somente fazendo curvar a razão e dandoMissa_Papa.jpg vazão à Fé. Assim, podemos destilar da doutrina Católica o princípio de que, para estudar teologia, devemos sempre partir da Fé, para depois aplicar o nosso intelecto e concluir sempre com um novo ato de Fé, pois, melhor parece ser amar aquilo que nos excede e compreender o que nos é inferior.
Sendo o mistério algo insondável para o nosso intelecto devemos crer, celebrá-lo, e dele viver considerando-o com os olhos da fé; fazendo dela e da razão, uma unidade. Ao longo do estudo, a Fé auxiliar-nos-á naquilo que a razão não alcança, no entanto, sem excluí-la.
Entre os mistérios que a Igreja Católica prega, um dos mais augustos e admiráveis é o da Transubstanciação, pois nele "está contido o Cristo inteiro sob cada espécie e sob cada parte de cada espécie".[1] Mas como? Somente é explicável por um milagre: toda a substância do pão se converte na substância do Corpo de Nosso Senhor e toda a substância do vinho na substância do Seu Preciosíssimo Sangue.
Pronunciadas as palavras da consagração - Isto é o meu Corpo; Este é o cálice do meu sangue - Nosso Senhor Jesus Cristo passa a estar presente instantaneamente[2] em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, sob as espécies do pão e do vinho. O que quer dizer "sob as espécies"? Nada mais, nada menos, opera-se o milagre da transubstanciação, a substância do pão e do vinho deixam de estar presentes dando lugar à substância do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, mas mantendo os acidentes do pão e do vinho, o que naturalmente é impossível, pois o que sustenta os acidentes é a substância. Uma vez que Procissao_Santissimo Sacramento.jpga substância do pão ou do vinho deixam de estar presentes os acidentes também deveriam desaparecer, mas na Eucaristia não se dá isso; os acidentes permanecem (cor, odor, etc.) e a substância muda,[3] "porque a Deus tudo é possível" (Mt 19,26).
Na Eucaristia, essa presença se dá de duas formas. Em primeiro lugar por força do sacramento, por outras palavras, na consagração da espécie do pão é dito: "Isto é o meu Corpo;" por virtude do sacramento ali está exclusivamente presente a substância do Corpo de Cristo. Da mesma forma em relação à espécie do vinho, é dito: "Este é o cálice do meu sangue..." sob essa espécie está presente exclusivamente a substância do Sangue de Cristo. Por outro lado, por razão de concomitância, ou seja, onde está presente um, está presente o outro, sob a espécie do pão está presente a substância do Corpo, como foi mostrado, mas também o Sangue a Alma e a Divindade, uma vez que não é possível separá-los.[4]
Portanto, quando recebemos a Eucaristia, é a Ele próprio que recebemos. Aquele mesmo que nas ruas da Galiléia curava os doentes, os coxos, os paralíticos... Aquele mesmo que Se deixou crucificar, "o Justo pelos injustos" (1Pedro 3, 18) a fim de salvar-nos; "Só" isso? Não! O próprio Deus Uno e Trino vem habitar-nos, mas este, será tema para um nova artigo.[5]
Tão grandioso mistério, não podemos compreender, mas nossa Fé nos assegura. "Quod non cápis, quod non vídes, animósa fírmat fídes, praetes rérum órdinem".[6]
Notas:
[1] DS 1653.
[2] Cf. S.Th. III q.75, a.7.
[3] Cf. S. Th. III q.77, a.1.
[4] Cf. Contra Gentiles, 4, 64; III, q. 76, a. 1.
[5] Cf. VVAA. Lexicon dicionário teológico enciclopédico. Trad. João Paixão Netto; Alda da Anunciação Machado. São Paulo: Edições Loyola, 2003. Pág. 108-110.
[6] Cf. Missal Romano: I lecionário dominical. São Paulo: Edições Loyola, 2003. Pág. 985.
José Luís de Melo Aquino - 28/05/2010
Informações

Gratidão Papa Bento XVI

Gratidão Papa Bento XVI
Deus, Pastor e Guia de todos os fiéis, olhai com benevolência para o vosso servo o nosso Santo Padre, o Papa Bento XVI que quisestes colocar à frente de vossa Igreja. Concedei-lhe, nós Vos suplicamos, a graça de a edificar com suas palavras e seu exemplo. E que, desta maneira, chegue um dia à vida eterna com todos os que lhe foram confiados. Assim seja. (Click na Imagem acima e saiba tudo sobre o VATICANO).