Objectos Litúrgicos, usados na Santa Missa:
Cálice: O cálice, ou cálice sagrado, do latim cálix ou do grego kylix, é um recipiente destinado a conter líquidos, mais concretamente o vinho com água, sendo apresentado no altar durante os rituais religiosos.
Na Missa, o cálice representa o Santo Graal, ou seja, o cálice que Jesus Cristo teria usado na Santa Ceia. É usado na Liturgia eucarística e noRito da Comunhão. Antes e depois desses momentos, ele fica vazio, de forma que água e o vinho que serão usados na Consagração ficam em recipientes à parte, as galhetas
Sanguineo: Sanguíneo ou Sanguinho é um pano retangular e comprido que serve para purificar, ou seja, limpar o cálice, a patena e as âmbulas após a Comunhão.
Também serve para cobrir a boca do cálice, enquanto a patena fica por cima dele, antes da Liturgia eucarística.
| Galhetas: são duas jarrinhas de vidro. Numa delas vai a água, na outra o vinho. Estão sempre juntas numa bandeja (na credencia ao lado do altar). |
Patena: A Patena é uma espécie de prato utilizado nas Missas, onde se consagra o pão e o vinho, transubstanciando-os em Corpo e Sangue de Cristo. A patena é o recipiente sagrado onde o sacerdote coloca o pão (hóstia) que ele, durante estas celebrações, toma e parte.
Pala: Pala é uma tira de Cartolina (em formato retangular), coberto de Tecido (geralmente de Linho na cor branca) que é utilizado para cobrir o cálice que contém o vinho utilizado nas missas. Ela tem uma proteção para não cair impurezas dentro do sangue de Cristo, como poeiras ou insetos. Ela se coloca sobre a patena antes de se estender o corporal e preparar o cálice no altar.
Âmbula: A âmbula é um objeto no qual se colocam as hóstias a serem consagradas, ou mesmo as Hóstias já consagradas. Geralmente feita de ferro, o seu interior é dourado. Possui tampa e também pode ser chamada de Cibório ou Píxide.
(Na foto ao lado a âmbula é o 1º item da esquerda p\ direita)
Corporal: é uma toalhinha quadrada. Chama-se corporal porque sobre ele se coloca o Corpo do Senhor (contido na âmbula e na patena).
Manustérgio: vem da palavra latina “manus” que quer dizer “mão”. É para enxugar as mãos do Presidente, durante a apresentação das ofertas.
|
| Lavabo: é o conjunto de um jarro e uma bacia, usado para lavar (purificar) as mãos do presidente da Celebração.
|
|