Cidade do Vaticano (Terça-feira, 28-06-2011),
O Papa recebeu hoje em audiência particular, como anualmente acontece por ocasião da festa dos Santos Pedro e Paulo, a delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.
Em seu discurso, Bento XVI recordou o momento particular para todas as Igrejas cristãs e outras religiões será uma jornada de reflexão, diálogo e oração para a paz e a justiça no mundo, que acontecerá em Assis no próximo dia 27 de outubro sob o tema "Peregrinos na verdade, peregrinos na paz"
Em vista desse encontro com os chefes religiosos em Assis, Bento XVI reafirmou que as Igrejas cristãs devem responder com um testemunho comum da verdade do Evangelho. "Em um contexto histórico de violências, indiferença e egoísmo, tantos homens e mulheres do nosso tempo se sentem perdidos".
Ainda em seu discurso, o Papa recordou o trabalho da Comissão mista para o diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, que procede na direção "à complexidade dos temas em discussão". A perspectiva cristã lembra os pastores de "ajudar o homem no nosso tempo a encontrar a estrada que o conduz à verdade", ressaltou o Papa.
A delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla está sempre presente na festa dos santos Pedro e Paulo em Roma, e a Igreja católica retribui a delegação na festa de Santo André, que acontece no dia 30 de novembro.
Fonte: Arautos do Evangelho