sexta-feira, 12 de março de 2010

Palavras do Santo Padre o Papa Bento XVI

| |



Sobre a Adoração Eucarística Noturna.
Senhores cardeais,
Venerados irmãos no episcopado e no sacerdócio,
Queridos irmãos e irmãs:

Agrada-me muito vossa visita e vos saúdo a todos com afeto. Em primeiro lugar, saúdo o senhor cardeal Jozef Tomko, a quem agradeço por ter interpretado os sentimentos comuns e por ter-me informado sobre o desenvolvimento de vossa assembléia plenária nestes dias. Uma saudação cordial aos membros do Comitê Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais e aos delegados nacionais que participaram deste encontro para preparar juntos o próximo 49º Congresso Eucarístico Internacional, previsto em Quebec, em junho de 2008. Saúdo também os representantes do Comitê preparatório local deste grande acontecimento eclesial, assim como o pequeno, mas significativo grupo dos «Adoradores da Eucaristia».

De fato, desde que foi instituído vosso benemérito Comitê Pontifício, este é o seu objetivo: «fazer conhecer, amar e servir cada vez mais a nosso Senhor Jesus Cristo em seu Ministério Eucarístico, centro da vida e missão da Igreja para a salvação do mundo».

Cada um destes Congressos Eucarísticos representa, portanto, uma oportunidade providencial para apresentar à humanidade de maneira solene «a Eucaristia, dom de Deus para a vida do mundo», como diz o texto básico do próximo Congresso.
Nestes dias, o mundo católico terá os olhos do coração postos no sumo mistério da Eucaristia para experimentar um renovado impulso apostólico e missionário. Por este motivo, é importante preparar-se e vos agradeço, queridos irmãos e irmãs, pelo trabalho que estais realizando para ajudar os fiéis de todos os continentes a compreender cada vez melhor o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida.

Também, a presença entre vós de alguns representantes dos «Adoradores da Eucaristia» e o fato de que o senhor cardeal Tomko tenha mencionado a Federação Mundial da Adoração Noturna me dá oportunidade de recordar o proveitoso que é o redescobrimento, por parte de muitos cristãos, da adoração eucarística.

Que necessidade a humanidade de hoje tem de redescobrir no Sacramento eucarístico a fonte de sua própria esperança! Agradeço ao Senhor porque muitas paróquias, junto à devota celebração da santa missa, estão educando os fiéis na adoração eucarística e desejo que, em preparação do Congresso Eucarístico Internacional, esta prática se difunda cada vez mais.

Queridos irmãos e irmãs: como se sabe, a próxima exortação pós-sinodal estará dedicada à Eucaristia. Recolherá as indicações surgidas no último Sínodo dos Bispos, dedicado precisamente ao Mistério eucarístico, e estou certo de que também este documento ajudará a Igreja a celebrar com participação interior o Congresso Eucarístico, que acontecerá em junho de 2008.

Confio esta intenção já desde agora à Virgem Maria, primeira e incomparável adoradora de Cristo eucarístico. Que Nossa Senhora vos proteja e acompanhe a cada um de vós, vossas comunidades, e torne fecundo o trabalho que estais realizando para preparar o importante acontecimento eclesial de Quebec. Por minha parte, asseguro-vos uma recordação na oração e a todos vos abençôo de coração.

0 comentários:

Postar um comentário

Gratidão Papa Bento XVI

Gratidão Papa Bento XVI
Deus, Pastor e Guia de todos os fiéis, olhai com benevolência para o vosso servo o nosso Santo Padre, o Papa Bento XVI que quisestes colocar à frente de vossa Igreja. Concedei-lhe, nós Vos suplicamos, a graça de a edificar com suas palavras e seu exemplo. E que, desta maneira, chegue um dia à vida eterna com todos os que lhe foram confiados. Assim seja. (Click na Imagem acima e saiba tudo sobre o VATICANO).